Category: Outro
Pages: 38
Library: Biblioteca Digital
Location: Transcontech
Year: 2012

Hits: 289

  0 / 0
PoorBest 

Review

As situações de emergência acontecem. Estas podem ser limitadas ou tomar proporções desastrosas. Estar “PREPARADO” para responder e recuperar, ou, pelo menos, manter a continuidade do dia-a-dia, é o grande desafio que, no âmbito da gestão de crises, se coloca às pessoas e às empresas.
Uma vez que qualquer um pode ter um papel importante e, por vezes, determinante, face a uma situação de emergência, independentemente da sua complexidade, o essencial é saber como minimizar, responder e recuperar perante este tipo de situações.
É precisamente através do desenvolvimento de Planos de Contingência, que as empresas se preparam para o “imprevisto”, tentando antecipar soluções para os problemas que maior risco poderá ter para a continuidade do desenvolvimento do seu negócio.
Mas o que é um Plano de Contingência? Não é mais do que um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas numa empresa para atender a uma emergência, contendo informações detalhadas sobre as características da área envolvida. É um documento desenvolvido com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as acções necessárias às respostas de controlo e combate às ocorrências anormais.
Um dos factores críticos para que um Plano de Contingência possa ser considerado aceitável e fiável por qualquer empresa é o seu teste periódico. É realizando exercícios que é possível desenvolver toda uma sequência que vai desde o planeamento, à programação, concepção, execução e à avaliação de exercícios que ajudam a garantir uma resposta eficaz e eficiente, com o mínimo de custos.